• cabecalho1
Erro
  • JLIB_DATABASE_ERROR_FUNCTION_FAILED

Peregrinações | Novenas

Principais Peregrinações

10 de Junho, 15 de Agosto e 3.º domingo de Setembro

NOVENAS

As Novenas, no Santúario da Nossa Senhora da lapa, merecem especial referência pelas características que as destinguem de outras com a mesma designação. 
500Vulgamente, uma novena é um acto religioso que se realiza numa determinada hora do dia e se repete durante nove dias a essa mesma hora.
Ora, na Lapa, são vários actos religiosos no mesmo dia e que se repetem durante os nove dias.Com especial incidência na pregação da Palavra de Deus, incluem tempo destinado a Confissões, Rosário meditado.Tríduo Eucarístico e Procissão de velas em honra de Nossa Senhora. É pois um programa recheado de oração e reflexão espiritual, que mais se assemelha a um "Retiro Espiritual Aberto".
Nelas participam habitualmente centenas de pessoas, muitas das quais, por serem de longe, aqui se instalam durante os nove dias; outras, de mais perto, vêm e regressam diariamente nos seus meios de transporte. No final, são numerosos os testemunhos espontâneos sobre os benefícios espirituais recebidos.
Conhecemos várias pessoas a frequentar estas novenas há vários anos consecutivos, fazendo delas o seu anual retiro espiritual.
De tradição imemorial, há documentos que já as referiam no século XVII. E antigos documentos falam até de aposentos reservados para a participação do Sr. Bispo.
Anualmente há duas Novenas: de 1 a 9 de Junho e de 6 a 14 de Agosto. Ambas antecedem e preparam as duas maiores peregrinações deste Santúario da Lapa, respectivamente, em 10 de junho e 15 de Agosto.
Devido ao grande peso desta tradição e os seus reconhecidos benefícios espirituais, os responsáveis por este Santúario envidam esforços para que estas novenas tenham continuidade nestes moldes e se prepectuem através des gerações futuras.
  • caminhos fe esquerda
  • Para DONATIVOS pode utilizar o NIB e o IBAN:
    NIB
    0035 0762 0000 3812 7309 5
    IBAN
    PT5000 3507 6200 0038 1273 095
  • LAPA, terra de HISTÓRIA, LENDA e FÉ