
Museu
A Cadeia
A cadeia da Lapa, ou melhor dizendo, a antiga Cadeia e Câmara foi um edifício que esteve ao serviço da comunidade local enquanto esta foi concelho. Posteriormente, não sendo utilizado para qualquer finalidade, o edifício passou a propriedade privada entrou em degradação até chegar à posse do Santuário da Lapa sem telhado e com apenas as paredes exteriores incompletas a rodear um silvado.
Foi a partir desta situação que o santuário decidiu restaurar o edifício e adapta-lo interiormente para serviço do culto religioso, passando a ser um local enriquecido pelas memórias do passado, com vestígios de uma história e vivência comuns.
O Museu da Lapa tem no seu interior valias que estiveram e estão ligadas a este Santuário e ao seu Colégio, quer com peças devocionais, quer decorativas, quer ainda funcionais.
Ao lançar mão deste projecto, o Santuário da Lapa teve em vista os seguintes objectivos:
- restaurar o edifício antes de chegar á ruína total;
- compartilhar toda a sua vivência com os que lhe estão mais próximos e dá-la a conhecer aos que nos procuram.
Pretende a Reitoria do Santuário que este museu nao seja um túmulo de memórias, mas sim uma memória viva, uma ponte entre o passado e o presente, levando a que o Património Histórico-Cultural seja conhecido para depois ser conservado, sendo um contributo do Santuário à comunidade local e a todos os peregrinos que, de longe ou de perto, são devotos de Nossa Senhora da Lapa.
HORÁRIO
De quarta-feira a sábado: das 11:00h às 12:00h e das 15:00h às 17:00h
Aos domingos e feriados: das 15:00h às 17:00h
Encerrado: segundas e terças-feiras
(Só há visitas para grupos com o mínimo de 4 (quatro) pessoas, a solicitar na secretaria do Santuário)