
Origem do Crocodilo
Origem do Crocodilo
É um dos ex-votos mais antigos neste Santuário, pois já referido num documento de 1711.
Segundo consta, teria vindo da Índia, trazido por um homem oriundo desta região e devoto da Sr.ª da Lapa.
Ao ser atacado pelo animal, ele invocou a protecção de Nossa Senhora e conseguiu matá-lo.
Em sinal de reconhecimento, teria trazido a pele com que se reconstituiu o animal que é, sem dúvida, uma das singularidades deste Santuário.
A Lenda do Sardão da Lapa
Como aqui não há crocodilos, mas a sua configuração é semelhante à dum sardão ou lagarto, o povo, com o tempo, foi inventando a seguinte lenda:
Uma mulher, no alto da serra, foi atacada por um grande sardão. Para se defender, como era tecedeira, atirou-lhe com novelos que o animal foi engolindo, e puxando pelas pontas dos fios que tinha segurado na não, conseguiu que ele morresse asfixiado.
Restauro em Maio 2008
O estado de degradação com o decurso de séculos, obrigou a uma intervenção de restauro. Ultimamente era visto pendurado e com a pele pintada de verde. Como este animal nem é verde nem é voador, tentou-se uma maior aproximação à realidade.
Numa caixa de vidro, ao lado, encontram-se dois pedaços de pele que, por muito deteriorados, o técnico do restauro achou não deverem ser incluídos nesta reconstituição, mas expostos à parte e tratados de modo a prolongar a sua duração.